terça-feira, 6 de abril de 2010

WebQuest: um desafio aos professores









a) O que é uma WebQuest?

A WebQuest foi um conceito criado por Bernard Dodge e Tom March no âmbito das actividades propostas na disciplina EDTEC 596, "Interdisciplinary Teaching with Technology", é constituída por actividades orientadas para a pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra na Web.

b) Quais são os seus componentes?

Há cinco componentes na elaboração de uma WebQuest:

Introdução

Tarefas

Processo

Avaliação

Conclusão


c) O que é a Webtaskonomy?

A Webtaskonomy consiste num conjunto de 12 tipos de tarefas que podem ser implementadas numa webquest:

► redigir o que se leu
► compilação de dados
► mistério
► jornalismo
► criar um produto ou planear uma acção
► produtos criativos
► criar consenso
► persuasão
► conhece-te!
► tarefas analíticas
► Julgar/avaliar
► tarefas científicas

d) Como fazer a avaliação?


A WebQuest deve ser avaliada antes de ser disponibilizada aos alunos, deve ser avaliado o processo e o produto final. Deve referir se a avaliação é para o grupo ou se também é individual e deve incluir os indicadores qualitativos e quantitativos de avaliação.

e) O que incluir na conclusão?

Deve ser disponibilizado um resumo da experiência proporcionada pela WebQuest, salientando as vantagens de realizar este trabalho.
Deve-se também despertar curiosidade para pesquisas futuras. Pode-se colocar uma pergunta, um problema para resolver, um site para explorar, entre outros.

Para mais informação consultar:
http://www.iep.uminho.pt/aac/diversos/webquest/

Carvalho, A.A. (2007). A WebQuest: evolução e reflexo na formação e na investigação em Portugal. In F. Costa, H. Peralta & S. Viseu (eds), As Tic em Educação em Portugal. Porto: Porto Editora, 299-327.





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