Da leitura deste artigo emerge um novo conceito, a economia do conhecimento em rede, esta exige novas capacidades como pesquisar, seleccionar e citar; cooperar e colaborar presencialmente e online; e, ainda, publicar e partilhar online e, segundo Monereo (2005) a Internet tornou-se uma extensão cognitiva e um meio de socialização para os jovens que os professores não podem ignorar.
São quatro as competências sócio-cognitivas que podem ser rentabilizadas com a Internet:
- aprender a procurar informação;
- aprender a comunicar;
- aprender a colaborar;
- aprender a participar na sociedade.
O mesmo artigo refere também a existência de uma série de ferramentas gratuitas e disponíveis na Web que permitem a construção de blogs, wikis, podcasts, mapas de conceitos, etc., que despertam o interesse dos alunos e que os motivam para aprender porque também vão publicar online e vão receber os comentários dos colegas, do professor e, possivelmente, de outros cibernautas.
Os professores não podem assim ser indiferentes a uma ferramenta que os pode ajudar a alterar algumas das suas práticas e certamente permitir-lhes-á um maior envolvimento dos seus alunos, no sentido de os preparar para uma sociedade globalizada e concorrencial.
Autora: Carvalho, A.A. (2007). Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário: dos Recursos e Ferramentas Online aos LMS. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 03, 25-40. Disponível em http://sisifo.fpce.ul.pt; http://hdl.handle.net/1822/7142
Sem comentários:
Enviar um comentário