domingo, 16 de maio de 2010

A Teoria da Flexibilidade Cognitiva e o Modelo Múltiplas Perspectivas







MoMuP

O artigo apresentado pela professora Ana Amélia Carvalho faz uma apresentação da teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) que foi desenvolvida nos finais dos anos oitenta por Rand Spiro e colaboradores e aplica-se a níveis avançados de aquisição de conhecimentos. Para Spiro este nível situa-se entre o nível de iniciação e o de especialização.

Esta teoria tem por objectivo promover o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva, isto é, o aluno deve ser capaz de reestruturar o conhecimento para resolver as novas situações com que se depara.

Para que o aluno consiga desenvolver a flexibilidade cognitiva, a TFC considera dois processos complementares: a desconstrução e as travessias temáticas.

É com base em estudos realizados em TFC que surge o Modelo Múltiplas Perspectivas (MoMuP) que atribui ao aluno um papel mais dinâmico na aprendizagem. Promove a aprendizagem independente e ao ritmo do aluno.
O estudo centra-se num caso, identificam-se as perspectivas que irão analisar os mini-casos e mãos à obra! Porque o processo está iniciado…

Ler:
Carvalho, Ana Amélia Amorim. A Teoria da Flexibilidade Cognitiva e o Modelo Múltiplas Perspectivas. Universidade do Minho.

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